Informação com precisão

Deputadas do PT enviam pedido para Lula nomear mulher ao STJ

Deputadas federais do Partidos dos Trabalhadores (PT) encaminharam uma carta ao presidente Luiz Inácio da Silva (PT) pedindo para que o mandatário indique a advogada Daniela Teixeira para uma das três vagas abertas no Superior Tribunal de Justiça (STJ). As informações são da jornalista Mônica Bérgamo da Folha de São Paulo.

O documento enviado a Lula foi assinado pelas parlamentares Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, Maria do Rosário, Benedita da Silva, Dandara Tonantzin e Érika Kokay. As congressistas alegam que a indicação de Teixeira ao STJ seria “um passo significativo em direção ao judiciário mais inclusivo e representativo, capaz de lidar com os desafios contemporâneos e proteger direitos fundamentais de todas as pessoas”.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O texto aponta ainda a quantidade de mulheres em comparação aos homens no STJ, destacando a jurista como “a única mulher a integrar a lista tríplice recentemente votada pelos ministros” do órgão.

Daniela Teixeira é apontada como favorita entre os nomes listados e é a única mulher na disputa. Ela foi a candidata mais votada na lista sêxtupla da Ordem dos Advogados do Brasil (AOB). Completam a relação Luiz Cláudio Allemand e Otávio Rodrigues Júnior.

As parlamentares acordaram ainda a agressão verbal sofrida pela advogada em 2016. O episódio foi protagonizado por Jair Bolsonaro (PL) quando o ex-presidente era deputado federal.

“Podemos conduzir ao STJ uma mulher que encabeçou a lista tríplice para vaga no TSE [em 2019] e, apesar de ter obtido o voto de todos os ministros do STF, teve seu nome vetado pelo então presidente Jair Bolsonaro que antes a havia agredido”, pontuam as deputadas. (bahia.ba)

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Bahia na Política.