Ícone do site

Alagoinhas será único município da Bahia com representações no 51º Congresso Nacional de Saneamento

O CNSA (Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE) acontecerá de 18 a 22 de setembro, no CENACON (Centro Nacional de Congressos), em Poços de Caldas-MG e contará com as participações do prefeito de Alagoinhas Joaquim Neto (PSD) e do diretor-geral do SAAE Alagoinhas Francisco Brito. O convite para o congresso foi realizado pela ASSEMAE (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento) em reconhecimento ao bom desenvolvimento na universalização do acesso à água no município, além dos frequentes esforços para o aumento da cobertura do esgotamento sanitário.

Sede do SAAE em Alagoinhas. Foto: Secom-Alagoinhas

Um dos principais objetivos do congresso é debater o Novo Marco Legal do Saneamento Básico, Lei n° 14.026/2020, aprovado pelo Governo Federal, que estabeleceu como prazo o ano de 2033 para que o país chegasse a 100% na cobertura do abastecimento de água e, no mínimo, 90% no esgotamento sanitário. Gestores de diversas regiões do Brasil estarão reunidos no painel “Os desafios para universalização do saneamento básico na visão dos prefeitos”. O prefeito de Alagoinhas será um dos palestrantes.

“Foi com muito orgulho que recebi esse convite, é uma honra falar sobre saneamento! Nossa cidade, graças a Deus, está chegando já à universalização de distribuição de água potável. Nós também crescemos de 11% para 45% a cobertura do esgotamento sanitário e é vontade nossa, até o fim do mandato, chegar a 65%. Então, é uma avanço, e pra mim é muito honroso sermos o único município da Bahia a fazer parte desse evento, junto a outros grandes municípios da nossa nação”, declarou Joaquim Neto.

O diretor-geral do SAAE Alagoinhas, Francisco Brito, que também é presidente da Regional Nordeste I da ASSEMAE (que compreende serviços de saneamento municipal da Bahia e Sergipe) será palestrante no painel “Os desafios dos municípios para a universalização dos serviços de saneamento até 2033”, contando a história da autarquia que dirige e, principalmente, falando de sua recuperação financeira nos últimos 7 anos e dos investimentos no saneamento do município.

“Alagoinhas terá destaque no 51° CNSA, contando com a participação do prefeito Joaquim Neto, e com a apresentação de trabalhos realizados pelos servidores do SAAE. O nosso município é um case de sucesso, principalmente quando se fala em recuperação financeira, austeridade e investimento no saneamento básico”, disse Francisco que completou “é uma honra ter sido convidado para palestrar e, tenho certeza, que representaremos com êxito nossa cidade”.

O evento também contará com diversas atividades e momentos de reflexão sobre os contextos e desafios para o saneamento, trazendo informações atualizadas sobre o que há de mais inovador no setor, debates, seminários, minicursos, painéis temáticos, mesas redondas, visitas técnicas e apresentações de trabalhos realizados em diferentes partes do Brasil.

Quatro servidores do SAAE Alagoinhas submeteram seus trabalhos técnicos à banca avaliadora do congresso e foram aprovados para apresentá-los. Confira os títulos:

  • Padronização Necessária: rompendo barreiras para criação e implementação de manuais administrativos. Edson Silva de Araújo.
  • Para além dos salários: benefícios que agregam valor e retém servidores no SAAE de Alagoinhas. Edson Silva de Araújo.
  • Variação de íon nitrato em poços tubulares da ETA Engenheiro Francisco Távora em Alagoinhas-BA. Ramon da Silva Cerqueira e Adriano Almeida.
  • Proposta de uso do processo logístico de roteirização nos procedimentos operacionais de manutenção. Rodrigo Antunes de Almeida.

Saiba mais sobre o congresso em https://assemae.org.br/noticias/item/7031-prefeitos-participam-de-painel-sobre-universalizacao-do-saneamento-no-51-congresso-da-assemae.

 

Fique por dentro do que acontece em Alagoinhas, região e na Bahia. Siga o perfil do Luciano Reis Notícias no Instagram.

Você tem alguma reclamação de sua cidade, do seu bairro ou deseja anunciar sua empresa no Luciano Reis Notícias, entre em contato através do (75) 9 9978-5119 (WhatsApp).

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Ascom- SAAE

Sair da versão mobile