Por Luciano Reis
DRT-8242/BA
Na tarde da última terça-feira, 19 de setembro, a Câmara Municipal de Alagoinhas, aprovou um Projeto de Lei (PL) de nº 073/2023, de autoria do vereador Anderson Baqueiro, para criação de um Complexo de Atendimento Integrado para pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA) e com Síndrome de Down, em Alagoinhas.
A proposta que tramita na Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final (CCJR) da Casa Legislativa, após ser finalizada, será encaminhada ao governo municipal acompanhada de uma sugestão para garantir que a missão do Complexo seja assistir as pessoas de forma interdisciplinar e humanizada.
Vereador Anderson Baqueiro. Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Alagoinhas
A ideia é possibilitar a criação de um espaço de aprendizagem, interação e desenvolvimento intelectual, fornecendo integração e socialização, atendimentos psicossocial, médico, ações e programas de inclusão em modalidades esportivas e inclusão social, além de agendamento de consultas, prestando apoio aos familiares e capacitando profissionais que trabalham diretamente com o atendimento de pessoas com autismo e síndrome de down. “Uma equipe multiprofissional vai atender os pacientes e, além das áreas para atendimento, o local pode contar com salas repletas de brinquedos que mexem com os sentidos e com a sensibilidade das crianças”, explica Baqueiro.
“O Complexo de Atendimento Especializado deverá dispor de instalações físicas distintas às faixas etárias, além de possuir equipamentos, recursos humanos, formação e/ou capacitação para o atendimento de crianças, adolescentes e adultos com autismo e síndrome de down, que requeiram cuidados de reabilitação, tratamento e prevenção de deficiências secundárias”, pontuou Baqueiro, em contato com o Luciano Reis Notícias.
Fique por dentro do que acontece em Alagoinhas, região e na Bahia. Siga o perfil do Luciano Reis Notícias no Instagram.
Você tem alguma reclamação de sua cidade, do seu bairro ou deseja anunciar sua empresa no Luciano Reis Notícias, entre em contato através do (75) 9 9978-5119 (WhatsApp).
Da Redação- Luciano Reis Notícias