Este voo marcou o encerramento da operação denominada “Voltando em Paz” que trouxe um total de 1.410 brasileiros e três cidadãs bolivianas, além de mais de 50 animais domésticos.
Foto: FAB
Embora não estejam planejados voos adicionais para resgatar cidadãos do território israelense, o governo brasileiro continua as tratativas para resgatar um grupo de cerca de 30 brasileiros e parentes diretos palestinos que estão presos na Faixa de Gaza, a região central dos conflitos entre Israel e o Hamas.
O Itamaraty, por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, na Cisjordânia, mantém contatos contínuos com esse grupo. Veículos contratados estão em prontidão, aguardando autorização para o trânsito dos brasileiros pela passagem de Rafah, no Egito. Esta passagem foi aberta novamente neste domingo, 22 de outubro, mas apenas para a entrada limitada de ajuda humanitária.
Atualmente, não há previsão de data para a abertura da fronteira para o tráfego de pessoas. Estima-se que cerca de 14 mil brasileiros vivam em Israel, enquanto outros 6 mil residem na Palestina, sendo a maioria deles fora das áreas de conflito.
Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Sociedade Online