Representando a Bahia, com mais outras três cidades, a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) participou, na última semana, do 1º Seminário Trilhas de Aprendizagem em Intersetorialidade na Educação. O evento teve como objetivo auxiliar nas melhorias da efetivação das políticas públicas.
Durante os dias 07 e 08 de novembro (terça e quarta-feira respectivamente) foi promovido o compartilhamento das experiências e projetos no primeiro seminário. A ação reuniu gestores da área da educação de diversos estados do Nordeste e, representando Alagoinhas, a subsecretaria de Educação, Keite Maria, apresentou dados da Rede Municipal como exemplo de práticas exitosas.
“A ideia é mostrar que a educação, para dar certo, conta com outros setores da sociedade. Nós apresentamos duas ações: a da infrequência escolar, onde realizamos uma ação de mobilização com toda a sociedade civil, associações e poder público para convocar os estudantes para escola. Então, essa e outras ações, contribuíram para que caíssemos de 32% para 6%. A nossa outra ação foi a mascote, onde os estudantes de 5º ano foram mobilizados e incentivados, com sequências didáticas e atividades escolares, à criar a BUK”, explicou.
Foto: Divulgação/Secom
A subsecretária ainda afirmou que “esses momentos fortalecem o nosso compromisso e responsabilidade com a governança. Quanto mais conhecermos nossas ações, mais valorizarmos o que realizamos”, disse sobre a oportunidade de estar presente em um momento tão importante.
Durante o seminário foram realizados momentos de escuta, de compartilhamento e aprendizados a partir das experiências vivenciadas em cada um dos 19 municípios nordestinos presentes. Essa é uma iniciativa do Ministério da Educação por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino. A ação ocorreu no município de Horizonte, no Ceará, e faz parte de uma série de encontros regionais que irão acontecer em todo o Brasil.
Fique por dentro do que acontece em Alagoinhas, região e na Bahia. Siga o perfil do Luciano Reis Notícias no Instagram.
Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Secom-Alagoinhas