Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) jantaram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio da Alvorada na quinta-feira (23). Na ocasião, o presidente teria sugerido que indicará Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República e que Flávio Dino é o nome mais forte para integrar a Corte.
O encontro foi considerado ameno e um aceno à relação entre o Executivo e o Judiciário. Atualmente, o Congresso tem desagradado ao Supremo com propostas que limitam a atuação dos ministros.
Gonet tem o apoio dos ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. A indicação é para substituir Augusto Aras, cujo mandato se encerrou em 26 de setembro.
Foto: Evaristo SA/AFP
Dino é um dos nomes cotados pelo presidente para ocupar no STF a vaga deixada com a aposentadoria da ministra Rosa Weber, no fim de setembro.
Dino já tem sido aconselhado a baixar o tom contra senadores da oposição, justamente para evitar desgaste. E Lula, segundo fontes do Planalto, tem recebido recomendações para deixar o assunto esfriar, empurrando a indicação ao Supremo para 2024. Mas núcleos do PT e conselheiros do presidente acham que a cadeira não deveria ficar vaga por muito tempo. (Clébio Cavagnolle)
Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Bahia na Política