1-Dados de identificação do pedagogo: Nome: Vânia Maria Ferreira da Silva Santos Formação: Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário FAEL (UNIFAEL) Especialização: Pedagogia Histórico-Crítica para as Escolas do Campo – Programa Escola da Terra pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) Função Atual: Articuladora da EJAI no município de Coração de Maria – BA.
2-Há quanto tempo trabalha com a EJAI? Trabalho com a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) há aproximadamente 3 anos.
3-Por que você escolheu o EJAI? Escolhi a EJAI porque acredito na importância da educação ao longo da vida e na inclusão de todos, independentemente da idade, no processo educativo. A EJAI oferece oportunidades de aprendizado para aqueles que, por diversos motivos, não tiveram acesso à educação formal na idade convencional.
4-Quais são as maiores dificuldades dos alunos da EJAI? As maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos da EJAI geralmente estão relacionadas a desafios pessoais, como conciliar trabalho, família e estudos. Além disso, alguns alunos podem apresentar defasagens de aprendizagem devido ao tempo afastado da escola.
Professora Vânia Maria Ferreira da Silva. Foto: Arquivo Pessoal
5-Quais são as maiores facilidades dos alunos da EJAI? Os alunos da EJAI, muitas vezes, trazem consigo experiências de vida valiosas, o que podem enriquecer o ambiente de aprendizagem. Além disso, a maturidade e a exigência intrínseca dos alunos adultos costumam ser facilitadores no processo educacional.
6-Quais são os maiores desafios de ser uma professora da turma da EJAI? Um dos maiores desafios é personalizar o ensino para atender às diferentes necessidades e ritmos de aprendizagem dos alunos, considerando as diversas experiências de vida. Além disso, é fundamental criar um ambiente acolhedor que incentive a participação ativa dos alunos, promovendo a valorização da educação ao longo da vida.
7-Qual a melhor maneira de motivar os alunos a não desistirem do curso? Acredito que a melhor maneira de motivar os alunos a não desistirem do curso é criar um ambiente de aprendizagem acolhedor e estimulante como: estabelecer uma conexão pessoal, conhecer os alunos individualmente, entender suas histórias, desafios e aspirações, pode ajudar a criar um vínculo mais forte. Demonstrar interesse genuíno no progresso deles pode ser uma fonte poderosa de motivação. Além dessas estratégias tem outras como: definir metas alcançáveis, contextualizar o aprendizado, incorporar métodos de ensino diversificados, oferecer suporte emocional dentro da própria instituição, incentivar a participação ativa, busca ativa, proporcionar feedback construtivo e criar uma comunidade de aprendizagem. É preciso lembrar sempre que cada estudante do EJAI é único, é importante adaptar essas estratégias de acordo com as necessidades individuais, buscando constantemente formas de manter a paixão e o interesse pela educação.
8-Quais os desafios para a formação de professores de EJA? Percebo que os desafios para a formação de professores de Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJAI) são significativos e exigem uma abordagem cuidadosa. Alguns desses desafios incluem: diversidade de perfil dos alunos; metodologias de ensino inovadoras; adaptação curricular; formação continuada; engajamento da comunidade e valorização da profissão. Enfrentar esses desafios requer uma abordagem colaborativa entre os educadores, gestores, comunidade e demais agentes envolvidos no processo educativo da EJAI. Ao superar essas barreiras, podemos promover uma educação inclusiva e de qualidade para os jovens e adultos e idosos de Coração de Maria – BA.
9-A diferença geracional nas salas de aula da EJA é um desafio? Certamente, a diferença geracional nas salas de aula da Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJAI) representa um desafio significativo. No exercício da minha função como Articulada da EJAI em Coração de Maria – BA, observei que a diversidade de idades e experiências de vida entre os estudantes podem influenciar o ambiente educacional. O desafio reside na necessidade de adaptar os métodos de ensino para atender às diversas demandas e expectativas desse público heterogêneo. Embora alguns alunos tenham experiência profissional significativa, outros podem retornar à escola após longos períodos de privação do ambiente escolar. Isso implica em diferentes níveis de habilidades, motivações e estilos de aprendizagem. É fundamental promover práticas pedagógicas flexíveis e inclusivas, incentivando a troca de conhecimentos entre os próprios estudantes e liberando a bagagem que cada um traz consigo. Além disso, estratégias diferenciadas de avaliação e suporte educacional podem ser úteis para garantir que todos tenham a oportunidade de progredir em seu aprendizado. A colaboração entre educadores, a comunidade escolar e os próprios estudantes é essencial para superar esse desafio, buscando estratégias que promovam a inclusão, o respeito e a valorização das experiências individuais. Acredito que, ao enfrentar esse desafio de maneira colaborativa, podemos criar um ambiente educacional mais enriquecedor e eficaz para todos os envolvidos no processo de aprendizagem na EJAI.
Agradecimentos: Ao Prefeito de Coração de Maria Kley Lima, ao Secretário de Educação professor Joelson Silva, a Coordenadora do Departamento Pedagógico a professora Camila Oliveira e as coordenadoras do EJAI as professoras Maria da Conceição e Maria Augusta.