Informação com precisão

Vereadores Guito da Galinha e Angélica, da base do prefeito Sosthenes Serravalle, se revoltam em relação a má gestão de Pedrão

Escolas na zona rural fechadas, ônibus quebrados, menos de 130 dias de aulas do ano letivo, falta de professores de atendimento ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). Segundo o superintendente de Políticas para a Educação Básica do Estado da Bahia, Manoel Calazans, falou que: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que os sistemas de Educação Básica tenham, no mínimo, 200 dias letivos para que a gente garanta um efetivo calendário de atividades docente, e segundo pais e responsáveis de alunos no município de Pedrão (BA), não está acontecendo. “O que estão fazendo com a educação do nosso município? Cadê o planejamento? Cadê a educação? Eu amo minha terra, o secretario precisa sentar e conversar e alavancar nossa educação. Filhos (crianças) chegam em casa e não sabe fazer uma conta”, lamentou o vereador Guito da Galinha, do PL.

Entrada do município de Pedrão. Foto: Reprodução/Internet

“Estou triste, tinha chegado do médico e do almoço, recebi a notícia de que professores e diretores exonerados: o que estão fazendo com a educação de Pedrão? Não culpo secretário de educação, os professores correram para fechar o ano letivo, quem vai gerir a Escola Luis Viana Filho, sem diretor? É triste, estamos vivemos um retrocesso, eu sou professora, eu alisei banco de magistério e não tenho resposta para dar, o sentimento é tristeza, meu neto 11 anos e minha irmã com 56 anos estuda, ela saia sem ônibus, isso é tristeza, a comunidade quilombola tem que ter um espaço de atendimento médico, cadê a praça, a criança me cobrando, fala de vereadora, pontuou a vereadora Angélica (PSD).

Entrevistamos uma professora que não quis se identificar: 1-COMO FOI A CONCLUSÃO DO ANO LETIVO? Não houve o fechamento dos 200 dias letivos, houve demissões

2-QUAL NOTA É CONSIDERADA BOA NO IDEB? Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no total, o Ideb estabelece notas para 46 mil escolas públicas do país e, considerando os resultados, aponta quais escolas precisam de investimentos e cobra resultados. Para uma escola ser considerada de bom nível, ela precisa ter uma nota igual ou maior a 6.

3-QUAL É A MÉDIA NACIONAL DO IDEB DE PEDRÃO? Uma das piores do Brasil, não chega a 3,5, vergonha total.

4- QUAL SEU SENTIMENTO HOJE? Sinto-me angustiada, revoltada, pois o prefeito não obedece às leis trabalhistas, todo ano ele faz isso, o prefeito também não respeita a maior lei da EDUCAÇÃO que é a lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), nº 9.394/1996, é a norma que define toda a organização da educação brasileira.

A redação procurou a assessoria de comunicação do atual gestor de Sosthenes Serravalle Campos, tentamos contato com o atual secretário municipal de Educação, mas não obtivemos respostas até o fechamento da nota.

 

Fique por dentro do que acontece em Alagoinhas, região e na Bahia. Siga o perfil do Luciano Reis Notícias no Instagram.

Ouça de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h da manhã, na Rádio Ouro Negro FM 100.5, o Programa Primeira Mão, para Alagoinhas, região, Catu e mais de 80 cidades da Bahia, incluindo os municípios do Litoral Norte e Agreste Baiano, Região Metropolitana e Salvador.

Participe pelos telefones (75) 3199-0213- (71) 3838-8807- (71) 3641-6000.- (75) 9 8215-3927 (WhatsApp). Você pode ouvir também pelos aplicativos das Rádios Ouro Negro FM e Web 2 de Julho, no Rádios Net, além das lives nas páginas no Facebook da Rádio Web 2 de Julho  e YouTube da Rádio Web 2 de Julho.

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias