Ícone do site

Bandeira tarifária de energia elétrica permanece verde em janeiro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária permanecerá verde no mês de janeiro, indicando que não haverá cobrança extra nas contas de luz. Essa decisão é atribuída às condições favoráveis de geração de energia nas hidrelétricas, onde os níveis estão em patamares adequados.

As bandeiras tarifárias, estabelecidas pela Aneel em 2015, refletem os custos variáveis associados à produção de energia elétrica. Quando as bandeiras vermelha ou amarela são aplicadas no cálculo da conta de luz, ocorrem acréscimos financeiros. Porém, no caso da bandeira verde, não há custos adicionais para os consumidores.

Mensalmente, a Aneel realiza monitoramento e projeções para determinar a aplicação das bandeiras, sendo válidas para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional. Esse sistema consiste na rede de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos consumidores em todo o país.

Foto: Reprodução/Agência Brasil

É importante ressaltar que algumas regiões, como partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima, estão fora do Sistema Interligado Nacional. Nestes locais, que representam menos de 1% da carga total do país, a demanda por energia é suprida principalmente por usinas térmicas movidas a óleo diesel.

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Sociedade Online

Sair da versão mobile