Ícone do site

Um ano após 8/1, baiano é preso acusado de financiar atos golpistas

Após um ano dos ataques antidemocráticos do 8 de janeiro de 2023, completados nesta segunda-feira (8), um homem foi preso em Salvador, acusado de financiar os atos de depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília. A prisão faz parte das ações da 23ª fase da Operação Lesa Pátria, cujo propósito é identificar agentes que incentivaram os ataques à democracia brasileira.

Segundo apuração da TV Globo, o homem teria pago R$24 mil para fretar um ônibus de manifestantes até Brasília. Foi encontrado material genético do suspeito no Salão Negro do Congresso Nacional. Ele foi detido e levado à superintendência da Polícia Federal, em Salvador. Não há informações sobre os alvos dos mandados de busca e apreensão.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Foram executados mandados de busca e apreensão em mais 46 locais nos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e Distrito Federal. Além de Salvador, outra cidade na Bahia, Barreiras, também foi alvo de uma operação, com a execução de mais um mandado de busca e apreensão.

Foi decretada a inacessibilidade dos bens, ativos e valores pertencentes aos investigados. Conforme informações da Polícia Federal, os prejuízos causados ao patrimônio público são estimados em até R$40 milhões.

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Sociedade Online

Sair da versão mobile