A Polícia Civil da Bahia está intensificando seus preparativos para o Carnaval 2024, visando garantir a segurança dos foliões. A Academia da Polícia Civil (Acadepol) lançou cursos específicos para mais de 800 servidores, entre delegados, escrivães e investigadores, que estão sendo treinados para atuar durante os festejos. Os cursos abordam desde a utilização de sistemas eletrônicos, até o atendimento aos públicos vulnerabilizados, preparando os profissionais para situações diversas. Além dos servidores, mais de 300 digitadores foram capacitados para operar o sistema Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE), utilizado pela Polícia Civil.
O diretor da Acadepol, delegado José Fernando, destacou a importância dos cursos teóricos, que podem ser realizados via EAD, abordando temas cruciais para a segurança durante o evento. “Os servidores estão sendo capacitados presencialmente e via plataforma EAD, e estarão preparados para garantir a segurança dos foliões na maior festa de rua do nosso estado”, afirmou o delegado. Os cursos incluem módulos específicos direcionados àqueles que estarão nos postos especializados espalhados no circuito, incluindo o Serviço Especializado de Respeito a Grupos Vulnerabilizados e Vítimas de Intolerância e Racismo (SERVVIR) e o Centro Unificado da Infância, Desaparecidos, Adolescentes e Reencontros (CUIDAR).
Outra frente de preparação é a capacitação para os policiais civis que atuarão nas Equipes de Pronto Emprego, com um treinamento denominado ‘Práticas Policiais Aplicadas a Grandes Eventos’. Com carga horária de 8 horas/aula, o curso abrange desde a contextualização histórica das atividades da Polícia Civil nos Carnavais até aspectos conceituais e procedimentos do uso diferenciado da força em grandes eventos. O objetivo é promover a atualização teórica e prática das técnicas necessárias para atuar de forma ostensiva e velada durante o Carnaval.
Entre as inovações para a festa momesca deste ano estão os cursos de Operador Observador e Operador de Mensageria de Grandes Eventos. Os policiais farão uso da solução tecnológica SINESP/CAD uma ferramenta agregada ao SINESP/PPE, a qual permite o georreferenciamento das equipes, troca de informações em tempo real, e o acompanhamento de sua movimentação em campo, coletando dados para utilização no registro dos boletins de ocorrência derivados da ação. “Após o término dos treinamentos, os servidores possuirão as habilidades necessárias para lidar com a complexidade do evento festivo”, pontuou o delegado.
Ascom-PC/ Cândido Vinícius