O prazo de liquidação da cobrança no mesmo dia é definido pelas instituições bancárias como D+0 [zero]. Segundo a Febraban, os pagamentos realizados após esse horário terão sua liquidação no próximo dia útil, ou seja, D+1, conforme o jargão bancário.
A medida, parte de um projeto de modernização da modalidade de pagamento, envolverá 136 instituições bancárias. Inicialmente, estima-se que cerca de 57% dos boletos poderão ser processados no mesmo dia, enquanto 43% serão compensados no prazo D+1 para os pagamentos feitos após o horário limite.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
O impacto direto será sentido pelo credor do documento, que receberá o dinheiro no mesmo dia do pagamento. Para quem paga o boleto diretamente, nada mudará. No entanto, para o e-commerce, a Febraban ressalta que a agilidade na liquidação trará vantagens tanto para o comércio quanto para os compradores.
Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, destacou: “Vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”. A entidade projeta que, após a implantação da modernização e sem ocorrências técnicas, iniciará estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0, no mesmo dia do pagamento.
Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Sociedade Online