Informação com precisão

Reunião de bancada da Marcha: prefeitos e parlamentares debatem pautas urgentes

As reuniões de bancada da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios são o momento em que os gestores municipais e os parlamentares se unem em prol da municipalidade para debater pautas urgentes com impacto nas prefeituras e na população. Este ano, os encontros dos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais agentes locais com os deputados e senadores de seus Estados será no dia 21 de maio, a partir das 18h, no Congresso Nacional. 

Foto: Divulgação/CMN

Parte da programação externa do evento, as reuniões já se consolidaram como ponto alto. “É importante esse contato dos prefeitos com os deputados e os senadores, por isso, a ideia é organizar de 15 a 20 reuniões de bancada com o apoio das entidades estaduais”, diz o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. “É o momento de cada Estado com seus parlamentares e, quando os prefeitos se comprometem, a coisa anda”, completa.

Os gestores vão reforçar as demandas gerais, nesses espaços, como buscar o compromisso de seus representantes com a desoneração da folha, a regulamentação da Reforma Tributária e aprovação de outras matérias urgentes; além de buscar soluções para o pagamento dos precatórios e das dívidas previdenciárias. Também podem tratar das urgências regionais, inclusive medidas para o enfrentamento dos desastres naturais que, anualmente, provocam seca e enchentes. 

Em relação às leis de regulamentação da Reforma Tributária, uma das pautas que devem ser debatidas nessas reuniões, Ziulkoski lembra que as premissas municipais só serão mantidas se os parlamentares votarem favoravelmente a elas e, por isso, os encontros são de fundamental importância. “Os prefeitos também não estão conseguindo executar as políticas públicas, e é necessário levar isso aos parlamentares e a população”, afirma o presidente. (Fonte: CNM/Raquel Montalvão)

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Bahia na Política