Na quinta-feira (30/5), o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, foi condenado por falsificar registros financeiros para ocultar um pagamento secreto de US$ 130 mil doláres feito para a ex-atriz pornô Stormy Daniels, pouco antes das eleições de 2016, quando derrotou Hillary Clinton do Partido Democrata.
Com a decisão, Trump se torna o primeiro ex-presidente americano a ser condenado por um crime. Sua pena ainda será definida em 11 de julho, poucos dias antes da convenção republicana, quando ele deverá será confirmado como candidato do partido à presidência.
Foto: Seth Wenig/Pool vía REUTERS
Donald Trump deve ser o primeiro candidato de um grande partido a concorrer à Casa Branca como condenado.
Após o anúncio, o ex-presidente se declarou inocente e afirmou que o julgamento foi fraudulento e acrescentou que “isso está longe de acabar”, e foi embora sem responder a nenhuma pergunta dos jornalistas.
Os 12 jurados deliberaram durante dois dias antes de chegar a um veredicto unânime. O tribunal ouviu 22 testemunhas durante seis semanas, incluindo Stormy Daniels, cujo suposto encontro sexual com Trump estava no centro deste caso.
Trump deixou o tribunal nessa quinta-feira (30) como um homem livre, até que o juiz Juan Merchan marque uma audiência para anunciar a sentença. O juiz tem vários fatores a levar em consideração na hora de definir a pena, incluindo a idade de Trump (77 anos), a ausência de antecedentes criminais e as violações das ordens de silêncio do tribunal. A sentença pode envolver o pagamento de multa, liberdade condicional e até mesmo o cumprimento de pena na prisão.
É quase certo que Trump deve recorrer da decisão, um processo que pode levar meses ou até mais.
Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Sociedade Online