O Brasil deve pedir ao governo da Argentina a extradição de 65 foragidos, todos vinculados aos atos de 8 de janeiro de 2023, no âmbito da Operação Lesa Pátria, da Polícia Federal.
Segundo o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, ao G1, a lista com os pedidos de extradição dos foragidos investigados por atuarem no dia 8 de janeiro será encaminhada semana que vem.
“Vamos listar todos os condenados que possivelmente estejam na Argentina e encaminhar os pedidos de extradição, tudo em articulação com o Ministério de Relações Exteriores e Supremo Tribunal Federal”, informou o diretor Andrei Passos ao Blog Valdo Cruz.
Foto: Igo Estrela/Metrópoles
A PF enviará ao Supremo Tribunal Federal (STF) os dados dos foragidos que estão na Argentina. O STF é responsável por emitir a ordem de extradição, enquanto o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), do Ministério da Justiça, fará o pedido de extradição.
Segundo informações de Bela Megale, do jornal O Globo, a Polícia Federal impediu que alguns foragidos passassem pelas barreiras migratórias, e parte dos investigados solicitou refúgio ao governo Milei.
No pedido da Polícia Federal, está a inclusão do nome dos investigados na “rede Anfast de capturas da Ameripol”. O processo será feito apenas na semana que vem, visto que há um processo legal.
De acordo com um assessor do presidente do Brasil, Luis Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a ocasião será um teste para a cooperação entre os dois países, se a Argentira irá seguir ou não, as vias jurídicas internacionais. (Giovanna Pécora)
Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Bahia na Política