O Governo da Bahia divulgou nesta quinta-feira (13), o edital de abertura do concurso público para o cargo de agente penitenciário do Estado. Serão 287 vagas, sendo 5% para pessoas com deficiência e 30% para pessoas que se declaram negras. Das 287 vagas, 14 são para pessoas com deficiência, 86 são reservadas para pessoas negras, enquanto 187 são para ampla concorrência.
Os salários variam entre R$2.601,04 e R$4.478,31. As pessoas interessadas em realizar o concurso devem se inscrever entre os dias 17 junho e 18 de julho deste ano. As provas serão aplicadas no dia 15 de setembro na capital baiana e outras oitos cidades baianas como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras, Itabuna, Paulo Afonso, Jequié e Teixeira de Freitas.
CAMILA SOUZA / GOVBA
O cargo de agente penitenciário possui atribuições como: fiscalizar o comportamento da população carcerária; zelar pela disciplina e segurança dos presos; fiscalizar a entrada e saída de pessoas e veículos das unidades prisionais; verificar as condições de segurança da unidade em que trabalha; dentre outras funções.
As vagas de agente penitenciário são para o quadro de pessoal da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap). O concurso é realizado pela Seap, em parceria com a Secretaria da Administração do Estado (Saeb). A Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi escolhida como organizadora do certame.
Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Sociedade Online