A segunda semana de junho será marcada por chuvas significativas nas regiões Norte, Nordeste e Sul do Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As previsões indicam pancadas que podem superar os 60 mm nas regiões Norte e Nordeste, e 70 mm na região Sul. Este período coincide com o fim do fenômeno El Niño, com o início de La Niña previsto para o mês seguinte.
Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva são esperados no noroeste do Amazonas, norte do Pará, Roraima e áreas do leste do Amapá, com volumes que podem ultrapassar 60 mm. Em outras áreas da região, os volumes devem ser inferiores a 40 mm.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
No Nordeste, as chuvas devem se concentrar na faixa leste, também com acumulados que podem superar 60 mm. Na faixa norte da região, são esperados menores volumes de chuva, enquanto no interior, o tempo deve ser quente e seco.
Na Região Sul, a previsão de chuvas se concentra nos estados do Paraná e Santa Catarina, com volumes significativos previstos para esses estados.
O Inmet destaca que junho marca a transição do fenômeno El Niño para La Niña, o que pode influenciar os padrões climáticos nos próximos meses.
Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Sociedade Online