Entre os dias 20 e 23 de junho, as unidades hospitalares da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que oferecem leitos especializados para vítimas de queimaduras atenderam um total de 35 casos relacionados às festividades juninas. Os dados foram concentrados principalmente no Hospital Geral do Estado (HGE), que registrou 26 atendimentos, seguido pelo Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) com oito casos e um atendimento no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ).
Foto: Reprodução/Redes Sociais
No HGE, dos casos atendidos, 19 foram devido a explosões de bombas e sete por queimaduras diversas, incluindo acidentes com fogos de artifício e fogueiras. Desses pacientes, 14 eram do interior e 12 da capital. No HRSAJ, os atendimentos foram relacionados a queimaduras por pólvora, com três pacientes de Santo Antônio de Jesus e cinco de municípios vizinhos como Muritiba, Governador Mangabeira e Cruz das Almas. O paciente atendido no HRJ foi transferido de Senhor do Bonfim.
As unidades de saúde mencionadas estão preparadas para lidar com esses casos específicos durante as festividades juninas, contando com leitos e equipes especializadas. Além do HGE, HRSAJ e HRJ, o Hospital do Oeste, em Barreiras, também possui estrutura para atender vítimas de queimaduras.
Para garantir um atendimento eficaz durante o São João, todas as unidades estão operando com um esquema especial de plantões reforçados, parte das medidas adotadas pela Sesab, que destinou um investimento total de R$ 4,5 milhões para as ações de prevenção e assistência durante o período junino.
Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Sociedade Online