Faltando apenas dez dias para as eleições municipais de 2024, os eleitores devem ficar atentos a algumas orientações para garantir um processo de votação tranquilo e eficiente. Documentos obrigatórios, horários e regras precisam ser observados para evitar contratempos.
É fundamental levar um documento oficial com foto, como RG ou CNH, e, se possível, o título de eleitor. O aplicativo e-Título também pode ser utilizado, desde que esteja com foto cadastrada. O horário de votação será das 7h às 17h, sendo recomendado chegar cedo para evitar filas.
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Antes de sair, o eleitor deve confirmar seu local de votação, que pode ter sido alterado, através do site do TSE ou do aplicativo e-Título. Na hora da votação, a ordem é vereador primeiro e, depois, prefeito. Anotar os números dos candidatos ajuda a agilizar o processo.
Por fim, é proibido usar celulares na cabine de votação ou realizar propaganda eleitoral no local, garantindo um ambiente seguro e adequado para o exercício do voto.
Prioridade
A Bahia conta com 11,2 milhões de eleitores aptos a votar, entre eles 76.198 são pessoas com deficiência, que terão prioridade na fila de votação, assim como outros grupos previstos em lei, como idosos, gestantes, lactantes, pessoas com mobilidade reduzida, obesas e com crianças de colo. Eleitores com 80 anos ou mais têm prioridade sobre todos os outros.
Além desses grupos, a Resolução 23.736 do TSE garante prioridade na fila para candidatos, juízes, promotores, servidores da Justiça Eleitoral e policiais em serviço no dia da eleição. Essa medida busca assegurar um atendimento rápido e organizado no pleito.
Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Sociedade Online