Foi realizado nesta quinta-feira (26)o primeiro parto com uso de banheira no Centro de Parto Normal do Hospital Materno-Infantil de Alagoinhas . O equipamento foi utilizado durante o trabalho de parto da gestante Carolina Barbosa, para as práticas de alívio da dor, e está à disposição das gestantes que forem ter seus bebês no hospital municipal.
O uso da água na temperatura adequada traz vantagens para a mãe durante o trabalho de parto, já que melhora a irrigação sanguínea, diminui a pressão arterial, promove relaxamento muscular e alívio das dores das contrações.
Carolina tinha o sonho de ter um aperto na água e deu à luz Joaquim, bebê que nasceu às 10h56, saudável e deixando a mãe satisfeita com a experiência e realizada. “Foi tudo extremamente perfeito do início ao fim; o carinho, a atenção, o cuidado com Joaquim, a paciência de esperar eu conseguir ter meu parto natural. A banheira foi maravilhosa, alivia muita as dores.Foi tudo 100% respeitoso e eu estou muito feliz e muito grata”, reconheceu a nova mamãe.
“É o primeiro parto desse tipo em Alagoinhas. Essas emoções nos gratificam por todo o trabalho feito pelo Materno-Infantil e pelo sonho que colocamos em prática. É uma alegria para nós e uma dádiva de Deus ter esse equipamento de saúde aqui em Alagoinhas”, avaliou o prefeito Joaquim Neto.
O Hospital Materno-Infantil é a primeira unidade de atendimento hospitalar municipal e foi inaugurado dia 30 de junho deste ano. Funcionando 24 horas por dia no bairro de Alagoinhas Velha, a unidade proporciona um impacto significativo na melhoria do atendimento a mulheres e crianças de mais 33 municípios da macrorregião de saúde.
Na última quarta-feira (25) foi inaugurada a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do hospital, com 10 leitos de cuidados intensivos, intermediários e para implementação do Método Canguru.