Por Luciano Reis, Radialista (DRT-8242/BA), da Redação, domingo, 16 de março de 2025- 20h35, para o Luciano Reis Notícias
A soltura dos bichos recuperados pelos Cetas ocorreu na sexta-feira, 14, na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, no Litoral Norte
Duas jaguatiricas foram reinseridas à natureza na sexta-feira, 14, dentro de uma ação de soltura de animais silvestres recuperados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Salvador. A reintegração foi realizada na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, que é uma área pertencente à Bracell na Bahia e que é certificada como Posto Avançado da Reserva de Biosfera da Mata Atlântica pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Além dos felinos, um tamanduá e um teiú também foram soltos na área ambiental.
Fotos: Igor Macedo/Acervo Bracell
Com o nome científico de Leopardus pardalis, a jaguatirica está inclusa na Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção, devido à caça predatória. “A RPPN está recebendo hoje dois indivíduos de jaguatirica. São espécies que sofreram muito ao longo dos anos com a caça, principalmente pela aquisição de pele”, afirma o biólogo Igor Macedo, especialista em Meio Ambiente da Bracell.
Ele acrescenta ainda que atualmente são observados mais de 40 mil indivíduos, dentro de sua população no país, e que a espécie que consta na lista da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais como estado de conservação “pouco preocupante”; ou seja, que não enfrenta risco imediato de extinção, apesar do declínio populacional identificado.
O especialista da Bracell pontua que a escolha da RPPN Lontra, localizada nos municípios de Entre Rios e Itanagra, foi feita por ser um espaço cadastrado como Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas) e ter as condições ideais de sobrevivência das espécies, em harmonia com outras centenas já existentes na região. “A Lontra é uma reserva de vegetação nativa de mata atlântica que abriga uma rica biodiversidade do litoral norte da Bahia. O espaço é uma Asas desde 2021 e vem recebendo diversas espécies devido à sua qualidade ambiental, a proteção que a Bracell delibera sobre a área e todas as outras características que podem dar sucesso reprodutivo às espécies”, afirma ele, destacando que a empresa possui quatro áreas de soltura na Bahia. Ao todo, as áreas de conservação já receberam quase 1.200 animais silvestres.
Para garantir a proteção e conservação das reservas, a Bracell conta com equipes de Meio Ambiente e Certificações e Segurança Patrimonial, que fazem o monitoramento e análises das condições para a preservação ambiental da flora e da fauna silvestres, assim como combate a caça e os incêndios florestais.
Faça parte do canal do Luciano Reis Notícias no WhatsApp clicando no link a seguir: Luciano Reis Notícias

Siga o Luciano Reis Notícias nas Redes Sociais:
Instagram Luciano Reis Notícias
Facebook Luciano Reis Notícias
YouTube: Luciano Reis Notícias
Acompanhe as principais informações do dia, de Alagoinhas, região, Catu, da Bahia e do Brasil, no Programa Primeira Mão, pela Rádio Ouro Negro FM 100.5, de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h da manhã.
Participe pelo WhatsApp (75) 9 8215-3927.
Além da frequência forte 100.5 FM, você pode acompanhar o Programa Primeira Mão através das Redes Sociais abaixo, clicando nos links:
Rádio Web 2 de Julho/Facebook
Rádio Web 2 de Julho/Instagram
Rádio Web 2 de Julho/YouTube
Rádio Ouro Negro FM 100.5
Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Ascom- Bracell