Por Luciano Reis, Radialista (DRT-8242/BA), da Redação, domingo, 20 de março de 2025- 21h46, para o Luciano Reis Notícias
A manutenção dos mananciais, a exemplo das mais de 1.750 nascentes e 24 micobracias nas áreas da empresa na Bahia, está ligada às técnicas de manejo do solo adotadas pela companhia
O cultivo de eucalipto, quando realizado de modo sustentável como faz a Bracell, é um aliado na conservação dos recursos hídricos. Cultivados respeitando os mananciais, os eucaliptos, como qualquer árvore, contribuem para manter a regularidade do fluxo de água, ajudando na recarga do lençol freático, e a evitar erosão e assoreamento dos rios.
Uma das evidências de que as técnicas de preservação realmente agregam valor à manutenção dos recursos hídricos é a existência de mais de 1.750 nascentes nas áreas da Bracell, no Litoral Norte, Agreste e Recôncavo da Bahia, que integram as bacias hidrográficas de rios como o Real, Inhambupe, Sauipe, Subaúma, Itapicuru, Joanes e Ipitanga. Estes são apenas alguns entre as dezenas de rios que atravessam as áreas da empresa – onde a mata ciliar segue preservada e não há qualquer descarte de resíduos –, assegurando a qualidade ambiental dos cursos d’água, importantes para a sobrevivência de centenas de espécies de animais silvestres e para o abastecimento de cidades importantes da região, como Salvador.
Rio Subaúma. Fotos: Gleison Rezende/Acervo Bracell
“A presença desses mananciais indica que o manejo florestal sustentável vem cumprindo os objetivos de conservação ambiental e de uso consciente dos recursos naturais nas nossas propriedades”, observa Meryellen Oliveira, gerente de Meio Ambiente e Certificações da Bracell Bahia. |
Ela complementa que onde existem cursos d’água, há maior riqueza de fauna e flora que dependem diretamente daquele determinado ecossistema para sobreviver e todos eles estão protegidos rigorosamente, de acordo com a legislação.
“A qualidade da água proveniente destas nascentes é um aspecto que chama a atenção. O fato de, nas atividades de silvicultura, não haver descarte de efluentes ou resíduos nos leitos e mananciais, além da forte presença de matas ciliares preservadas, evita eventuais interferências de quaisquer usos destas áreas”, observa Joedson Silva, coordenador de Meio Ambiente da Bracell Bahia.
De acordo com ele, a manutenção dos recursos hídricos está diretamente ligada às técnicas de manejo do solo adotadas pela empresa. “Dentre estas técnicas, destacam-se os mosaicos florestais, que é o plantio de eucalipto alternado com áreas de mata nativa. Os mosaicos são decisivos para a preservação e recuperação de milhares de hectares de matas nativas nas regiões onde a empresa mantém suas unidades de manejo e ainda viabiliza a manutenção da biodiversidade, especialmente por conta da oferta de água”, afirma.
Joedson explica que a empresa investe em programas de pesquisa e proteção dos recursos hídricos, do solo, da mata nativa e da fauna silvestre, inclusive em parceria com instituições públicas e privadas para o desenvolvimento de ações para o meio ambiente. “Como destaques, temos o Programa de Monitoramento da Microbacia do Rio Farje, em Alagoinhas, realizado desde 1996, em parceria do Instituto de Pesquisas Florestais (Ipef) por meio do do Programa Cooperativo de Monitoramento e Modelagem em Microbacias Hidrográficas (Promab), e o Programa de Monitoramento da Qualidade dos Recursos Hídricos, realizado em várias microbracias, totalizando uma área de mais de 11 mil hectares monitorados”, informa.
O coordenador destaca ainda que os dados coletados subsidiam a tomada de decisões sobre o manejo florestal. “Os dados aferidos mostram que o manejo florestal realizado há mais de 40 anos pela Bracell na região tem um importante papel na conservação do meio ambiente, o que é relevante não apenas para a própria empresa, mas para todas as pessoas”, diz Joedson.
Faça parte do canal do Luciano Reis Notícias no WhatsApp clicando no link a seguir: Luciano Reis Notícias


Siga o Luciano Reis Notícias nas Redes Sociais:
Instagram Luciano Reis Notícias
Facebook Luciano Reis Notícias
YouTube: Luciano Reis Notícias
Acompanhe as principais informações do dia, de Alagoinhas, região, Catu, da Bahia e do Brasil, no Programa Primeira Mão, pela Rádio Ouro Negro FM 100.5, de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h da manhã.
Participe pelo WhatsApp (75) 9 8215-3927.
Além da frequência forte 100.5 FM, você pode acompanhar o Programa Primeira Mão através das Redes Sociais abaixo, clicando nos links:
Rádio Web 2 de Julho/Facebook
Rádio Web 2 de Julho/Instagram
Rádio Web 2 de Julho/YouTube
Rádio Ouro Negro FM 100.5
Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Ascom Bracell