Em moção de congratulação, o deputado José de Arimateia (Republicanos) saudou o 101º aniversário da Rádio Sociedade da Bahia, comemorados nesta segunda-feira (24). A emissora tem o mérito de ser a primeira rádio da Bahia “e se destaca pelo compromisso em levar informação, cultura e serviço público com qualidade e credibilidade aos seus ouvintes”.
Fundada oficialmente em 27 de março de 1924, a Rádio Sociedade da Bahia realizou sua cerimônia inaugural no Palacete Mercury, na Rua Chile. No entanto, suas primeiras transmissões ocorreram em 24 de março do mesmo ano, data que passou a ser reconhecida como seu aniversário oficial. Para o deputado, ao longo de sua trajetória, a emissora desempenhou “papel fundamental” em momentos históricos, como durante a Segunda Guerra Mundial, “quando ajudou a mobilizar a população baiana após o torpedeamento de navios brasileiros no litoral do Estado”.
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
No campo cultural, Arimateia destacou o sucesso do programa A Hora da Criança, apresentado pelo professor Adroaldo Ribeiro Costa. De 1943 até a década de 1970, esse programa encantou o público infantil e impulsionou a obra filantrópica homônima. A Rádio Sociedade da Bahia acompanhou e registrou inúmeros acontecimentos históricos do Estado e do Brasil, “ao mesmo tempo em que evoluiu tecnologicamente para ampliar seu alcance e oferecer uma transmissão de maior qualidade ao público”.
Outro aspecto “notável” ressaltado no documento legislativo “é seu compromisso social. Sempre atenta às demandas da população, a rádio tem sido uma voz ativa na cobrança de respostas dos poderes públicos para os desafios enfrentados pelas camadas mais vulneráveis da sociedade, por meio de programas, quadros e projetos voltados a essas questões”.
O reconhecimento desse trabalho, elogiou o parlamentar, veio por meio de premiações “de grande prestígio”, como o Qualidade Brasil (2009, 2010 e 2011), na categoria de Melhor Veículo de Comunicação; o prêmio Marketing e Negócios Internacional (2010), “um dos mais respeitados do meio empresarial”; e a Ordem dos Parlamentares do Brasil (2010), “pelo compromisso ético e imparcialidade na cobertura jornalística do Congresso Nacional”.

Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Ascom- Mídia/ALBA