Informação com precisão

Vereadora de Alagoinhas, Juci Cardoso, cita fala de senador, alerta para importância da discussão sobre carga e descarga e registra criação de fórum permanente

Por Luciano Reis, Radialista (DRT-8242/BA), da Redação, segunda-feira, 31 de março de 2025- 20h42, para o Luciano Reis Notícias

Na sessão ordinária de terça-feira (25), a vereadora Juci Cardoso (PT) fez referência à fala do senador amazonense Plínio Valério que repercutiu muito na semana passada.

A vereadora disse que a Casa iria sediar na noite de terça-feira um debate importante, que é a violência doméstica contra as mulheres. “Mas esse debate é inócuo, não tem nenhum tipo de efetividade, se nós não falarmos de todos os tipos de violência, inclusive da violência política e das violências simbólicas, que são naturalizadas majoritariamente pelos homens, assim como pelo senador Plínio Valério, que disse, apesar de ser autor de um projeto de lei que cria a Semana Nacional de Combate à Violência contra as Mulheres nas Escolas,  ‘que se esforçou muito para não enforcar uma ministra de Estado durante uma atividade’, enfatizou.

Foto: Jhô Paz/Ascom- Câmara Municipal de Alagoinhas

“Vou falar sobre isso o tempo todo para dizer aos homens que precisam ouvir as mulheres. Nós não somos melhores do que vocês em nada, mas também não somos menores”, argumentou a parlamentar, acrescentando que “quando a gente fala de respeito, de construir uma sociedade de respeito, é uma sociedade que será melhor para todos, para os homens e as mulheres, portanto, a atividade de hoje à noite é importante para o debate sobre o tema”, pontuou.

Carga e descarga

A regulamentação de carga e descarga, projeto de autoria do Executivo, também foi tema do discurso da vereadora Juci Cardoso. Ela informou que no dia 7 de abril a Câmara Municipal vai discutir o assunto. “A gente precisa garantir o mapeamento desses espaços, melhorar a sinalização, definir a área de restrição, inclusive da restrição de circulação de cargas perigosas no centro da cidade”, disse.

Em relação às carretas de transporte do gás do campo de Iraí, que passam pelo centro de Alagoinhas, a vereadora argumentou que a cidade precisa se posicionar. “Carretas e mais carretas trafegam durante todo o dia, com grande risco para toda a população alagoinhense”, enfatizou.  A vereadora destacou ainda que um dos grandes problemas do comércio de Alagoinhas, no centro urbano, é a ausência de regulamentação de carga e descarga e de investimentos em infraestrutura urbana no comércio.

Fórum

O terceiro tema apresentado pela vereadora em seu discurso na sessão de terça-feira (25) foi a criação do Fórum Permanente, apresentado pela Secretaria de Desenvolvimento Social no encontro de planejamento, com objetivo de discutir e implementar ações de reparação e promoção da igualdade em Alagoinhas. A vereadora informou que o fórum será criado junto com as entidades que atuam neste segmento.

“Vamos retomar, também, o debate que este mandato iniciou na legislatura passada na construção do nosso Estatuto Municipal de Igualdade Racial”, concluiu.

Faça parte do canal do Luciano Reis Notícias no WhatsApp clicando no link a seguir: Luciano Reis Notícias

Para assistir a sessão na íntegra, clique abaixo:

Foto: Jhô Paz/Ascom- Câmara Municipal de Alagoinhas

Siga o Luciano Reis Notícias nas Redes Sociais:

Instagram Luciano Reis Notícias

Facebook Luciano Reis Notícias

YouTube: Luciano Reis Notícias

Acompanhe as principais informações do dia, de Alagoinhas, região, Catu, da Bahia e do Brasil, no Programa Primeira Mão, pela Rádio Ouro Negro FM 100.5, de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h da manhã.

Participe pelo WhatsApp (75) 9 8215-3927.

Além da frequência forte 100.5 FM, você pode acompanhar o Programa Primeira Mão através das Redes Sociais abaixo, clicando nos links:

Rádio Web 2 de Julho/Facebook

Rádio Web 2 de Julho/Instagram

Rádio Web 2 de Julho/YouTube

Rádio Ouro Negro FM 100.5

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Ascom- Câmara Municipal de Alagoinhas