Por Luciano Reis, Radialista (DRT-8242/BA), da Redação, sábado, 12 de abril 2025- 9h24, para o Luciano Reis Notícias
Uma moradora do Conjunto Residencial Nulce Pereira, no bairro Rua do Catu, em Alagoinhas, levou um susto ao encontrar um escorpião dentro de casa.
O caso reacende o alerta sobre a presença frequente desses animais na região. Os moradores relatam que é comum o aparecimento de escorpiões nas redondezas.
No início da noite de quinta-feira, 10 de abril, o site Luciano Reis Notícias recebeu um vídeo com um desabafo da moradora que não teve a identidade revelada.
Foto: Divulgação
“Os matos estão grandes. Olha o que eu achei na janela da minha área de serviço, o que eu encontrei. Um escorpião. É Deus que não foram meus netos”, comentou.
Cidadãos reclamam da falta de conservação no Conjunto Residencial Nulce Pereira, o que propicia a infestação de insetos e escorpiões.
Pelo WhatsApp do site Luciano Reis Notícias, o leitor vira o nosso repórter. Para participar basta enviar sua notícia, foto, vídeo ou mensagem de áudio com denúncia ou reclamação de seu bairro, localidade rural e cidade para o número (75) 9 9978-5119.
Faça parte do canal do Luciano Reis Notícias no WhatsApp clicando no link a seguir: Luciano Reis Notícias
Foto: Divulgação
Assista o vídeo:
Orientações das autoridades:
O Instituto Butantan alerta para a necessidade de prevenção, uma vez que os escorpiões buscam locais quentes, úmidos e com fácil acesso a alimento e abrigo, como lixo, entulho, tubulações e redes de esgoto. Eles têm hábitos noturnos e geralmente aparecem quando há desorganização ambiental. A bióloga Denise Maria Candido, do Instituto Butantan, destaca que a proliferação urbana do animal é consequência da combinação entre calor, expansão das cidades e falta de controle ambiental. “É importante fazer o controle e ter os cuidados necessários porque nós não conseguimos e nem podemos eliminar esses animais da natureza e dos meios urbanos”, afirma. Algumas medidas simples ajudam a evitar o aparecimento de escorpiões nas residências:
.
– Mantenha o quintal limpo, sem acúmulo de lixo, folhas secas ou entulho.
– Vede bem os ralos, buracos e frestas nas paredes.
– Evite roupas e calçados no chão.
– Use telas em janelas e mantenha portas vedadas com soleiras.
– Não deixe móveis encostados nas paredes.
.
O instituto também reforça que escorpiões não devem ser manuseados. Caso encontre um, o ideal é usar um graveto ou pinça longa para colocá-lo em um frasco e levá-lo ao Centro de Controle de Zoonoses do município. Em caso de picada, é importante lavar o local com água e sabão e aplicar compressa morna para aliviar a dor. A vítima deve procurar atendimento médico imediatamente, pois apenas profissionais de saúde podem avaliar a gravidade do caso e indicar o tratamento adequado, que pode incluir o uso de soro específico.
Siga o Luciano Reis Notícias nas Redes Sociais:
Instagram Luciano Reis Notícias
Facebook Luciano Reis Notícias
YouTube: Luciano Reis Notícias
Acompanhe as principais informações do dia, de Alagoinhas, região, Catu, da Bahia e do Brasil, no Programa Primeira Mão, pela Rádio Ouro Negro FM 100.5, de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h da manhã.
Participe pelo WhatsApp (75) 9 8215-3927.
Além da frequência forte 100.5 FM, você pode acompanhar o Programa Primeira Mão através das Redes Sociais abaixo, clicando nos links:
Rádio Web 2 de Julho/Facebook
Rádio Web 2 de Julho/Instagram
Rádio Web 2 de Julho/YouTube
Rádio Ouro Negro FM 100.5
Da Redação- Luciano Reis Notícias